Não tem como negar: os programas de culinária invadiram as TVs e o resultado é que, a cada dia, mais pessoas querem se tornar os chefs em suas casas. Cozinhar para família e amigos virou um encontro social. Então, se você é um desses, já deve estar de olho na tendência da gastronomia para 2019.

Diante de tantas mudanças na elaboração dos pratos, está cada vez mais evidente que o uso de ingredientes naturais e a busca pelo sabor e pelo comer bem já são vistos como regra nas cozinhas profissionais e amadoras. Afinal, mais do que apenas comer um prato, as pessoas querem viver experiências.

Assim, para que você fique na vanguarda culinária e surpreenda aqueles que você ama, preparamos esta lista com 5 dicas que têm tudo para estourar em 2019. Confira!

1. Carnes alternativas

O mundo exige cada vez mais sustentabilidade. Com uma população mundial crescendo exponencialmente, a busca por alimentação alternativa vem ditando o rumo da indústria alimentícia. No ramo de carnes não é diferente. Recentemente um hambúrguer feito com carne artificial ganhou destaque no Vale do Silício.

Dessa forma, nas cozinhas, legumes e vegetais ricos em proteína já substituem a carne no preparo de alimentos. E essa tendência tem adeptos vegetarianos e carnívoros, já que o preparo segue o mesmo modelo da carne: são defumados, grelhados, marinados e tostados.

2. Cogumelos

Enoki, portobello, shitake, shimeji, eryngui ou champignon. As diversas espécies do reino funghi são itens que não ficarão de fora dos cardápios neste ano e têm tudo para ganhar força como nova tendência da gastronomia. Eles ganham ainda mais destaque devido à crescente busca por carnes alternativas, e seu sabor sempre transmite requinte e qualidade aos pratos.

3. Alimentos crus

Sabe aquele ditado que diz que menos é mais? Essa é outra tendência que vem ganhando força e deve vir com tudo em 2019. Em vez de vegetais ricamente preparados, a nova ordem será o consumo cru, da forma mais natural possível. O mesmo vale para os peixes

Além disso, quanto mais fresco, melhor. Por isso, junto a essa nova possibilidade de consumo, cresce o número de quitandas se especializando na venda de produtos orgânicos e recém-colhidos, o que favorece ainda a economia local das cidades, já que os pequenos produtores rurais é que se tornarão os principais fornecedores.

4. Grab and go

O Grab and Go, ou apenas G&G, é uma tendência que cresceu bastante ao longo de 2018 e tem tudo para estourar esse ano. Com as pessoas tendo cada vez menos tempo em suas rotinas, o conceito de pegar, pagar e comer se propaga na mesma proporção em que as pessoas querem alimentos saudáveis.

Dessa forma, essas porções individuais, prontas para o consumo em qualquer lugar, devem ganhar mais espaço tanto nas lanchonetes e nos restaurantes, quanto no nosso lar.

5. Bowls

Além de novas tendências na alimentação para esse ano, haverá também mudanças na forma de se servir destes alimentos. Nesse ponto, os bowls, ou tigelas gigantes, são itens que invadirão as cozinhas na hora de servir os alimentos aos clientes e amigos.

Os bowls, inclusive, tornam qualquer prato perfeito para o estilo Grab and Go no nosso dia a dia. Neles, porções enormes de smothies, frutas, saladas e pratos quentes ficam cheios de estilo. Com isso, têm tudo para se tornaram destaque em 2019.

Como você viu em nossas dicas, o ano de 2019 promete muito para a cozinha. Cada vez mais, procuramos voltar às nossas origens e, com isso, a busca pelos pratos saudáveis, orgânicos e sustentáveis ganham espaço. Esse tipo de mudança tem tudo para ficar e quem ganha com isso é o nosso corpo.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre que você também está de olho nas tendências gastronômicas deste ano!

Escreva um comentário

Share This