Você sabe o que é ticket médio? Com certeza já ouviu falar sobre esse termo e provavelmente o usa no seu negócio. Agora, saberá do que realmente se trata e como ele pode ser usado para aumentar a lucratividade do seu negócio.

O ticket médio nada mais é que o valor médio das vendas feitas no seu estabelecimento. Vamos supor que em uma semana você vendeu R$ 10 mil e atendeu 100 clientes. Nesse caso, seu ticket médio, ou seja, o valor médio vendido para cada cliente, é de R$ 100.

Conhecer esse valor é fundamental para saber quanto cada cliente gasta no seu estabelecimento. Com base nessa cifra, você pode estabelecer estratégias para ampliar o volume médio de vendas e seu faturamento de forma exponencial.

Uma das dicas matadoras é encantar seus clientes. Saia da mesmice, invista no diferencial para multiplicar suas vendas. A seguir, separamos algumas ideias para que você possa explorar ao máximo esse conceito e turbinar o faturamento do seu negócio. Confira!

Tenha uma boa variedade de produtos

A variedade de produtos ou serviços no seu estabelecimento é essencial para ampliar suas vendas. Quanto mais itens relacionados ao seu carro-chefe você tiver, maior a chance de fechar mais vendas.

Por isso, pesquise seu público-alvo e descubra qual é o produto mais vendido e os itens relacionados a ele. Assim, as chances de você vender mais aumentam bastante.

Ofereça descontos em outra compra

Na compra de um produto, você leva o segundo por 50% do valor! A chamada é comum no setor varejista e visa ampliar o volume de vendas dos negócios. Usar a tática pode ser um trunfo para aumentar as vendas e o ticket médio dos seus clientes.

Mas fique sempre atento à sua margem de lucro para que o desconto não vire prejuízo no seu balanço contábil. É preciso considerar também que essa estratégia de marketing pode atrair maior clientela ao seu negócio e ampliar o número total de clientes.

Distribua os produtos estrategicamente

Novamente, verifique qual item é mais consumido em seu estabelecimento e coloque os produtos relacionados perto dele. Por exemplo, se um cliente for comprar apenas um creme dental e encontrar escovas de dentes próximas a ele, a probabilidade dele também levar o segundo item é maior.

Por isso, procure distribuir os produtos de forma estratégica no seu estabelecimento, reunindo áreas de interesse comum. Essa é outra forma de ampliar seu leque de vendas e aumentar seu ticket médio.

Ofereça produtos complementares

É comum haver gôndolas com produtos estratégicos próximas ao caixa. Elas estão ali propositalmente para que o cliente leve mais algum item no momento do pagamento usando o troco que receberia.

Outra vantagem de oferecer esses produtos complementares está em lembrar ao cliente que ele está se esquecendo de algo. Por exemplo, se ele foi ao seu estabelecimento comprar a carne para o churrasco, ele pode levar o acendedor, o sal, ou a cerveja, pois será lembrado ao ver o item.

Como observamos, toda vez que o seu empreendimento vender algo a mais, o ticket médio subirá e você verá que o faturamento cresceu ao fim do mês. Por isso, saiba como calcular a média de compras dos seus clientes e as formas de ampliar as vendas.

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