Você liga a TV e dá aquela percorrida pelos canais. Em alguns deles, há programas ou filmes sobre gastronomia. A situação vem se tornando cada vez mais comum e prova que atrações sobre culinária estão invadindo as grades de programação da mídia nos últimos anos.

O resultado são pessoas cada vez mais críticas quando ao preparo de pratos, já que passaram a conhecer melhor sobre preparo, ingredientes, ponto ideal e temperos. Para cozinheiros, proprietários de restaurantes e amantes da culinária, os programas também são ideais para trazer novas inspirações para a cozinha e surpreender seus clientes.

Se você é daqueles que ama cozinhar, mas não tem tempo de acompanhar os programas na TV, listamos aqui cinco filmes fantásticos sobre gastronomia que você não pode deixar de assistir. Confira!

1. For Grace

Neste filme de Kevin Pangerl e Mark Helenowski, Curtis Duffy, um dos mais renomados chefs de cozinha dos EUA, está montando um restaurante que ele sonha em ser o melhor do país.

O filme mostra desde o início da construção até a inauguração em Chicago, e intercala com os momentos difíceis da sua vida, a busca pelos pratos perfeitos, e como tornar de fato seu restaurante uma referência.

2. A Festa de Babette

Este filme dinamarquês é considerado um dos clássicos da sétima arte quando o assunto é gastronomia. Ele se passa no século XIX e mostra como um vilarejo norueguês se transformou com a chegada da francesa Babette, que deixou seu país após a repressão a Comuna de Paris.

Na Noruega, ela vai trabalhar na casa de duas solteironas como empregada e cozinheira, vivendo lá por 12 anos até ganhar na loteria. Ao invés de retornar para Paris, ela prepara um jantar memorável em comemoração aos 100 anos do pastor do vilarejo.

3. Julie & Julia

Estrelado pela incomparável Meryl Streep, esta clássica comédia e muita culinária francesa conta a história da famosa chef Julia Child e da aspirante a cozinheira Julie Powell.

Prestes a completar 30 anos e frustrada com a vida que leva, Julie resolve cozinhar as 524 receitas escritas por Julia Child no livro “Mastering the Art of French Cooking”, ao mesmo tempo em que relata suas experiências em um blog.

4. King Georges

Mais altas doses de culinária francesa. Neste filme, o renomado chef francês Georges Perrier luta para manter em alta seu renomado restaurante Le Bec-Fin na Filadélfia, mesmo após 40 anos de mercado.

Com um mundo em constante transformação e clientes buscando novos pratos e sabores, ele encara as dificuldades e quebra de paradigmas para inovar no cardápio. E prepare o lencinho, que este filme aborda mais que culinária, trazendo ainda histórias de paixão, arte e envelhecimento.

5. Toast: a história de uma criança com fome

Você gosta de torta de limão? Então vai se apaixonar por este filme! Ele é baseado na vida do chef Nigel Slater e conta a história da curiosa relação de um menino e sua madrasta, a Senhora Potter , após o falecimento de sua mãe, que pouco entendia de cozinha.

Agora, o menino passa a conhecer um universo incrível da culinária, graças ao talento de sua madrasta. No filme, é praticamente impossível não se apaixonar pela receita de torta de limão que eles preparam. Pode ter certeza que você vai querer fazer em casa também!

Inspire-se nos filmes sobre gastronomia

Além destes filmes que listamos aqui, há dezenas de outras excelentes produções que podem servir de motivação para transformar você em uma referência na cozinha. Isso sem falar nos inúmeros programas de TV que podem dar-lhe dicas essenciais para não errar mais naquele prato especial.

Curtiu nossas dicas sobre filmes sobre gastronomia? Então, siga em nosso blog e confira este artigo que preparamos sobre como atrair mais clientes na época do natal. Boa leitura!

Escreva um comentário

Share This