Administradores de restaurante sabem que um dos principais desafios do dia a dia é criar alternativas para lidar com a concorrência. Afinal, esse setor é um dos que mais se desenvolve no Brasil — de pequenos a grandes negócios. Levando isso em consideração, é preciso entender o público e procurar sempre variar a comida do restaurante. 

Entre as alternativas para inovar o cardápio e continuar atraindo público, está o investimento em novos pratos periodicamente. Além disso, outra dica é criar menus que atendam às diferentes necessidades dos clientes. Afinal, muitas pessoas já se preocupam com restrições alimentares, como a intolerância ao glúten e a lactose, ou seguem dietas específicas como low carb, por exemplo.

Nesse sentido, é fundamental estar atento às demandas dos clientes para criar as melhores soluções possíveis. E para te ajudar, listamos algumas dicas sobre como inovar o menu do seu restaurante. Confira!

1. Invista em um cardápio variado

A primeira dica é apostar em um cardápio variado, com opções que agradem aos mais diversos paladares. Lembre-se que hoje existem muitas pessoas que optam por diferentes tipos de alimentação, como os vegetarianos e veganos.

Seguindo essa dica, é preciso garantir que a comida do seu restaurante também contemple as necessidades daqueles com alguma restrição. Para isso, nem é necessário pensar em pratos muito diferentes e de difícil execução, pelo contrário. Um dica é usar a criatividade e investir nos preparos com ingredientes naturais, como grãos, legumes e verduras.

2. Faça pesquisas entre os clientes

Conhecer os gostos e preferências do público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio — inclusive um restaurante. Faça pesquisas de satisfação e esteja sempre à disposição para ouvir reclamações e dúvidas dos clientes.

No próprio restaurante, disponibilize formulários para que as pessoas possam expressar suas opiniões sobre a comida e o cardápio em geral. Outra ação que pode ajudar a entender melhor seu público é avaliar o feedback nas redes sociais.

É valido também manter o hábito de compartilhar o cardápio diário do restaurante nas redes sociais. Assim, além de divulgar o que será servido no dia, a postagem pode funcionar como um termômetro para identificar as preferências do público.

3. Crie cardápios especiais

Alguns pratos especiais — como a feijoada, que não são de fácil preparo, mas os clientes adoram — podem ser servidos em dias específicos. Assim, o restaurante cria uma tradição para disponibilizar aquele prato específico em um determinado dia da semana ou do mês.

Não é difícil encontrar restaurantes que sirvam feijoada às quartas-feiras ou sábados, por exemplo — o que cria uma marca para o local. Essa dica não serve para todos os preparos mais complexos ou que não são comuns.

4. Ofereça opções clássicas

Ter um cardápio variado é fundamental, mas lembre-se de que muitas pessoas também preferem apenas pratos clássicos, como arroz, feijão, massas, frango, carne, legumes e saladas.

E para contemplar essa situação, tenha sempre um cardápio fixo com alguns clássicos. Assim, independentemente do menu do dia, quem prefere algo mais tradicional sempre estará satisfeito também.

Inovar a comida do restaurante nem sempre significa pensar em criações muito diferentes. Pelo contrário, hoje, as pessoas estão preocupando-se cada vez mais com a saúde e, consequentemente, com uma alimentação mais natural. Então, inclua variedade no seu cardápio e esteja sempre atento às demandas dos clientes para ter sucesso.

Gostou das dicas? Se você tiver outras ideias sobre comida de restaurante ou alguma sugestão para os próximos posts, não se esqueça de deixar seu comentário aqui!

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